Sentença foi proferida pela Vara Única da Comarca de Andrelândia
Vinte e seis pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas e organização criminosa foram condenadas em sentença proferida pelo juiz Guilherme Barros Dominato, titular da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Ponte Nova e responsável pela Vara Única da Comarca de Andrelândia, na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais.
A decisão julgou parcialmente procedente a pretensão contida na denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), originada da "Operação Aegis", que contou com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), instituído pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O grupo de 26 pessoas, conforme o documento, integrava uma organização ligada à facção criminosa "Comando Vermelho", com atuação nas cidades mineiras de Andrelândia, Arantina, Minduri e São Vicente de Minas.
Ainda de acordo com a decisão, a investigação teria revelado que os indivíduos agiam por meio da facção criminosa ao menos desde 2021, de forma estruturada e com divisão de tarefas para a prática do tráfico de drogas.
"De forma a se estabelecer como entreposto de recepção e distribuição de entorpecentes na região, agravando a situação de violência local, mediante intimidação da comunidade, com utilização de arma de fogo, além da prática de homicídios ligados às atividades do grupo", diz trecho da sentença do juiz Guilherme Barros Dominato.
Os 26 suspeitos foram condenados a penas que variam de 9 a 32 anos de prisão, além do pagamento de dias-multa.
A decisão de nº 0002346-60.2024.8.13.0028 encontra-se baixada.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Fonte: https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/justica-condena-26-pessoas-por-envolvimento-com-o-comando-vermelho-8ACC808B9785B9CC0197C7BC0F1F0AD8-00.htm