TJ/MG - Homem acusado de matar a companheira a facadas vira réu

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025 - 14:29:40

Crime ocorreu na região Nordeste de BH, quando vítima se preparava para levar o filho à escola

A decisão é da juíza sumariante do 1º Tribunal do Júri da Comarca de Belo Horizonte, Ana Carolina Rauen Lopes de Souza 

A juíza do 1º Tribunal do Júri Sumariante da Comarca de Belo Horizonte, Ana Carolina Rauen Lopes de Souza, aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra Marcus Vinicius Lopes, acusado de matar a companheira Katy Emanuela da Costa e de tentar matar o filho do casal.

Com a aceitação da denúncia, o homem teve a prisão preventiva mantida pela Justiça e passa da condição de denunciado para a de réu. Agora, terá início a fase judicial do processo.

A mulher foi assassinada em casa, com golpes de facão, quando ia sair para levar o filho à escola. A criança também foi atingida pelos golpes desferidos pelo próprio pai.

Segundo a denúncia, no dia 10/12 de 2024, no bairro São Marcos, região Noroeste da Capital mineira, diante da insistência da vítima em sair de casa, foram iniciadas as agressões. Ela conseguiu correr para a rua, mas foi perseguida e morta diante de vizinhos. Ela era mãe de sete filhos menores de idade.

O crime ganhou repercussão na imprensa e, conforme a denúncia do MPMG, réu e vítima mantiveram um relacionamento amoroso conturbado, no qual a ofendida era reiteradamente submetida a ataques físicos e verbais.

Segundo a Promotoria, o crime foi praticado em razão da condição do sexo feminino, por envolver violência doméstica e familiar. O homem também agiu em descumprimento de medidas protetivas, pois não poderia se aproximar a menos de 200 metros da mulher ou estabelecer qualquer contato com a vítima.

A defesa do réu solicitou instauração de incidente de insanidade mental, pedido que foi indeferido pela Justiça. A juíza Ana Carolina de Souza afirmou que, de acordo com os documentos apresentados, não há indícios mínimos que coloquem em dúvida a higidez mental do acusado à época dos fatos.

O processo tramita sob o nº 5314997-75.2024.8.13.0024.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

Fonte: https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/homem-acusado-de-matar-a-companheira-a-facadas-vira-reu-8ACC8219993B1FFB01995E27560C2643-00.htm